quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

DO PARAÍSO

Deus deu a Adão o Paraíso e capacitou-o a ver os céus abertos e os anjos entoando a canção da vitória.
1 "Adão irá viver na terra, e eu criei um jardim no éden, a leste, para que ele pudesse cumprir o testamento e manter a ordem.
2 "Fiz com que os céus se abrissem diante dele para que pudesse ver os anjos cantando o hino da vitória e a luz resplandecente.
3 "Ele permaneceu no paraíso, e o demônio entendeu que eu queria criar outro mundo porque Adão era senhor na terra, para comandá-la e controlá-la.
4 "O demônio é o gênio do mal das regiões inferiores, como um fugitivo, ele criou Sotona (1) a partir dos céus, por ser seu nome Satanael (2), por isso ele se tornou diferente dos anjos, mas a sua natureza não modificou a sua inteligência quanto ao entendimento do certo e do errado.
5 "E ele entendeu sua condenação e o pecado que cometera, por essa razão, alimentou ressentimentos contra Adão, de tal forma que entrou em seu mundo e seduziu Eva mas não atingiu Adão.
6 "Amaldiçoei a ignorância, mas o que eu havia abençoado anteriormente, isso eu não amaldiçoei, nem amaldiçoei o homem, nem a terra nem as outras criaturas, mas o fruto e as obras ruins do homem.




(1) Sotona - Satanás  שָׂטָן hebraico / satan / aramaico  שִׂטְנָא 
 significa um adversário, um acusador , enquanto na religião é considerado um anjo caído , ou seja, um demônioComo adversário, ele é mencionado no Primeiro Livro de Reis e 1 Corínthios 11:14 ). 
 Como adversário de Deus é mencionado noLivro de Job Job 2-7 ), no Segundo Livro de Samuel ( 2 Sam 24- 1 ) e no Primeiro Livro das Crônicas ( 1 Cron. 21,1 ). Nas religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo, islamismo) Satanás é um ser sobrenatural, símbolo de maldade.as religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo, islamismo) Satanás é um ser sobrenatural, símbolo de maldade. 

(2) Satanael (Satanail)

   ANJO CAÍDO. Satanael é um nome para SATAN ou o DIABO.
   
   No Bogomilismo (de Bogomil, idioma proto-eslávico *bogъ ("Deus") e *milъ ("querido")), seita gnóstica cristã fundada durante o Primeiro Império Búlgaro pelo padre Bogomilo durante o reinado de Pedro I da Bulgária no século X, tendo florescido até o século XV e que surgiu, provavelmente, em torno do que hoje é a Macedônia em resposta à estratificação social ocorrida como resultado da introdução do feudalismo e como forma de movimento político opositor ao Estado búlgaro e a Igreja,

Satanael é o mais velho de dois filhos de Deus; o outro é o Cristo. 


Satanael teria existido antes de Cristo e fora criado junto com todos os outros Anjos. Teria sido muito estimado, sentando-se à direita de Deus, para servi-lo. Porém, insatisfeito com sua posição, teria se rebelado, convencendo outros anjos a juntarem-se a ele, prometendo-lhes a liberdade dos aborrecidos deveres litúrgicos. Deus reagira, expulsando a todos do céu. Satanael teria vagado no vazio, decidindo-se a fazer um novo mundo para si mesmo - um segundo céu sobre o qual ele poderia tornar-se um segundo deus. O universo teria se tornado, então, o segundo céu.


Satanael teria criado o mundo físico, com toda a sua miséria e sofrimento, inspirando o Antigo Testamento, criando Adão fora da terra e da água. Mas Adão mostrou-se defeituoso, tendo a vida escorrendo do pé direito e do indicador na forma de uma serpente. Satanael soprara o espírito em Adão mas este escorrera, tornando-se a serpente. Satanael teria, então, pedido a ajuda de Deus, prometendo-Lhe que Ele poderia ajudar a governar a humanidade. Deus concordara porque queria reabastecer as fileiras dos anjos esgotados pelo outono.


Outra versão da história diz que Satanael não podia animar Adão, e Adão ficara sem vida por 300 anos. Satanael teria vagado pelo mundo, comendo animais imundos. Teria voltado, então, para o corpo de Adão, vomitando a comida em sua boca. Assim, a alma estaria presa em uma casa física contaminada e corrupta.

  
Depois de ter criado Adão, Satanael teria criado Eva com a ajuda de Deus. Ele assumiu a forma de uma serpente e teve relações sexuais com ela, com sua cauda, ​​gerando os gêmeos Caim e sua irmã Calomena (Abel teria sido concebido por Adão e Eva).
Deus teria castigado Satanael por contaminar Eva, tornando-o escuro e feio e tirando seu poder para criar e sua forma divina. Deus teria deixado Satanael dominar o mundo por sete idades. Satanael teria dado a lei a Moisés para manter seu controle. Ele mantém a humanidade oprimida e se esforça para fazer as pessoas adorarem-no em vez do Deus verdadeiro. A humanidade não consegue subir às fileiras dos anjos como Deus pretendia.
  
Depois de 5.500 anos, Deus envIa Cristo à Terra para dizer às pessoas sobre sua verdadeira condição e ajudá-las a unir-se a ele. Cristo / Michael (Miguel) derrotou Satanael e tomou seu lugar à direita de Deus, enviando-o para fora do céu pela segunda vez. Ele perdeu o sufixo -el em seu nome, tornando-se Satanás. 
*(O sufixo -el significa deus, de deus, como deus, sempre como uma marca dos anjos que são de Deus)
Por exemplo:
Miguel
Significa “quem é como Deus?”. Miguel é um nome masculino e tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El,...
Gabriel
Significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”, “mensageiro de Deus”. Gabriel tem origem no hebraico Gabriel.  



Os Bogomilos diziam que o mundo da matéria deveria ser rejeitado e desprezado. Eles rejeitaram os sacramentos da igreja e da cruz, pois sustentaram que Cristo nunca morreu na cruz. Os milagres e os atos dos santos seriam enganações do diabo. A única salvação é obtida através do ascetismo. Acreditavam que Satanás ficaria solto no mundo no fim dos tempos, mas deverá ser derrotado por Cristo / Michael.



 Satanael (Satanail) em Enoch

   
Em Enoch II, Satanael é um arcanjo e o líder dos Watchers (3). Ele é lançado do céu no segundo dia, o dia em que Deus criara todos os anjos de um grande fogo que ele cortara da rocha dos céus:
   
"Mas, um sob a ordem dos arcanjos se desviou, juntamente com a divisão que estava sob sua autoridade. Ele pensou na ideia impossível de colocar seu trono mais alto nas nuvens que estão acima da terra, e que ele poderia tornar-se igual ao meu poder. E joguei-o fora do alto, junto com seus anjos. E ele ficara voando, incessantemente, no ar acima do Inferior. (29: 4-5) Satanael é preso no quinto céu junto com os Watchers e Nephilim (4).

 (3) Observadores ou Gregori.

(4) filhos dos Anjos Observadores com mulheres.















A interpretação de Doré de Satanás de "Lost Paradise" de Milton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário