domingo, 7 de janeiro de 2018

AS CHAVES DOS CÉUS.




 Alephl Eu o fiz forte, eu o tomei, eu o nomeei: (a saber) Metatron (1), meu servo que é
um (único) entre todos os filhos do céu. Eu o fiz forte na geração do primeiro Adão. Mas quando eu vi os homens da geração do dilúvio, que eles eram corruptos, então eu fui e tirei minha Shekina (2) de entre eles. E o levantei alto com o som de uma trombeta e com um grito, como está escrito: "Deus subiu com um grito, o Senhor com o som de uma trombeta ".
"E eu o peguei": (isto é) Enoque, filho de Jared, dentre eles. E eu o levantei com o som de uma trombeta e com um tera'a (grito) para o céu alto, para ser meu testemunho junto com o Chayyot (3) pelo Merkaba (4)no mundo vindouro.
Eu o nomeei sobre todos os tesouros e depósitos que tenho em todos os céus. E confiei em sua mão as chaves de cada um.
Eu o fiz príncipe sobre todos os príncipes e um ministro do Trono da Glória (e) os Salões de 'Araboth: para abrir suas portas para mim, e (do) o Trono da Glória, para exaltá-lo e arranjá-lo;
(e eu o nomeei sobre) o Santo Chayyot para colocar coroas sobre suas cabeças; O majestoso
'Ophannim (5), para coroá-los com força e glória; o honrado Kerubim (6), para vesti-los em
majestade; sobre as faíscas brilhantes, para fazê-las brilhar com esplendor e brilho; sobre o
Seraphim (7) flamejante, para cobri-los com alteza; Chashmallim (8) da luz, para torná-los radiante com Luz e preparar o assento para mim todas as manhãs enquanto eu me sento no Trono da Glória.
E para exaltar e magnificar a minha glória no auge do meu poder; (e eu confiei a ele) os segredos
do alto e os segredos de abaixo (segredos celestiais e segredos terrenos).
                                                                                       (do livro Enoque III)




(1) Metatron

do hebraico מטטרון) é um anjo serafim, na tradição judaica e em algumas  tradições cristãs. 
Tido como "O Anjo Supremo", Porta-voz Divino, mediador entre Deus e os seres humanos, Anjo da Morte e da Vida. Mencionado em algumas passagens do Talmude como escrivão divino. Seu nome pode significar "O guardião do relógio" ou ainda "proteger". 
Metatron - Enoque
Segundo os cabalistas, Enoque teria sido transfigurado no anjo mais próximo de Deus, após sua ascensão.
"E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou."[Gênesis 5:22-24]
Samael Aun Weor (pseudônimo de Victor Manuel Gómez Rodríguez, escritor, palestrante e fundador do Movimento Gnóstico Cristão Universal) pensa em Metatron como Profeta Enoque, o Anjo que deu a Israel as 22 letras hebraicas e à humanidade o Tarot com suas 22 cartas.

Alguns sustentam a ideia de um único Enoque-Metatron como sendo uma Teofania, ou seja, ele não seria uma divindade, mas Deus manifestando-se diretamente em Metatron, sendo ele o ser mais próximo da divindade primordial. Muitas vezes Metatron é confundido com o Arcanjo Miguel, ao receber os mesmos títulos e funções.Mas, devemos notar que Metatron é superior em hierarquia a Miguel, embora Miguel seja considerado Anjo da mais alta hierarquia celestial. O Anjo da Morte também é associado a Metatron.


(2) Shekinah, transliteração do hebraico: שכינה ; "habitação", "assentamento",  palavra utilizada para designar a habitação ou presença de Deus, especialmente no Templo em Jerusalém.


(3) Chayot ha kodesh - o mais alto nível de anjos no judaísmo. Conhecidos por sua iluminação, são responsáveis ​​por manter o trono de Deus, bem como por manter a Terra em sua posição correta no espaço. Às vezes também chamados de "hayyoth", são anjos Merkabah, que orientam os místicos em passeios pelo céu durante a oração e a meditação. Os anjos chayot ha kodesh seriam os "quatro seres vivos" que o profeta Ezequiel descreveu em sua visão, reportadas na Torá e na Bíblia. São comumente chamados de querubins e tronos.


Também no judaísmo são os anjos que se manifestaram na carruagem de fogo (4) que levou o profeta Elijah (Elias) ao céu.

Emanam uma luz tão poderosa que muitas vezes parecem ser feitas de fogo. A luz representa o fogo da sua paixão por Deus e o modo como refletem a glória de Deus. O líder de todos os anjos no Universo, o Arcanjo Miguel, está associado ao elemento de fogo que também está ligado a todos os anjos de maior escalão de Deus, como os chayot. 


São liderados pelo Arcanjo Metatron, de acordo com a kabbalah (cabala), que é o lado místico do judaísmo.

Os anjos chayot também são considerados como os anjos que apareceram na forma de uma carruagem de fogo (Merkabah) (4) e cavalos para levar o profeta Elijah (Elias) ao céu no final de sua vida terrena. Na Torá e da Bíblia, os chayot (chamados de tronos por outros crentes em referência a esta passagem), transportam Elijah para o céu sem que ele tenha que enfrentar a morte como outros humanos. Os anjos chayot teriam levado Elijah, da dimensão terrena à celestial, em uma grande explosão de luz e velocidade. 

Seriam também as quatro criaturas que o profeta Ezequiel descreveu em sua visão na Torá e na Bíblia - seres exóticos com rostos de humanos, leões, bezerros e águias e poderosas asas voadoras. Esses seres são chamados chayot por crentes judeus. Simbolizam a extraordinária força espiritual.

(5) Príncipes angélicos muitas vezes chamados de "Ofanim ou Rodas de Galgallin". Dizem que eles eram as rodas reais da Carruagem Celestial do Senhor (Merkabah). "As quatro rodas tinham jantes (aros) e tinham raios e as jantes estavam cheias de olhos ao redor". Eles também são freqüentemente referidos como "muitos olhos".

(6) Um querubim (cherub (plural cherubim) ; hebraico: כְּרוּב kərūv, pl. כְּרוּבִים, ; querubim, querubins) é um dos seres angelicais que atendem diretamente a Deus, de acordo com a tradição judaico-cristã. Seu dever original teria sido a proteção do Jardim do Éden. 

(7) Um Serafim é um anjo de seis asas. Comumente é dito que ocupam a primeira posição na hierarquia celestial dos anjos, os que estão mais próximos de Deus. A palavra hebraica Saraf (שרף) significa "queimar" ou "incendiar", provavelmente uma alusão à tradição bíblica na qual Deus é comparado a um "fogo" ou "fogo consumidor". Existem dois versículos na Bíblia falando sobre os serafins: Em Isaías 6. 2-6 os serafins são descritos assim: “cada um tinha seis asas: duas cobriam o rosto, duas cobriam seus pés e com duas voavam”. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre estão ligados à glorificação da majestade e grandeza de Deus.Em Isaías capítulo 6: "Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado."


(8) Hashmallim חשמליים (singular Hashmal חשמל) são entidades angélicas no judaísmo. Aparecem na Bíblia hebraica em Ezequiel 1: 4:"Eu vi, e eis que havia um vento tempestuoso vindo do norte, uma grande nuvem com fogo intermitente e um brilho ao redor; e de seu meio, como a cor do Hashmal [geralmente traduzido electrum] do meio do fogo, e no meio dele havia a semelhança de quatro Chayot חיות (criaturas vivas).Hashmallim ocupam a quarta posição, em dez, na exposição de Maimonides da hierarquia angélica judaica.








                           Um querubim, de acordo com a iconografia cristã tradicional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário