sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

AS DOZE ASAS DO QUERUBIM

De como os anjos deixaram Enoque ali no fim do sétimo céu e se foram.


 E os querubins e serafins que estavam perto do trono, os de seis asas e muitos olhos não se afastaram da face do Senhor, fazendo sua vontade e rodeando seu trono, cantando com doces vozes diante da face do Senhor: "Santo, Santo, Santo, Senhor Soberano de Sabaoth (1), céus e terra estão pleitos de tua glória".
 Quando vi essas coisas, aqueles homens disseram-me: "Enoque, foi-nos ordenado que viajássemos até aqui contigo", e esses homens se foram e não mais os vi.
 E fiquei só no fim do sétimo céu e fiquei com medo e caí de face no chão e disse a mim mesmo: "Ai de mim, que será de mim?"
 E o Senhor enviou-me um de seus gloriosos, o arcanjo Gabriel, e ele me disse: "Tem coragem, Enoque, não temas, levanta-te diante da face do Senhor na eternidade, levanta-te e vem comigo".
 E eu lhe respondi e disse para mim mesmo: "Meu Senhor, minh'alma saiu de mim pelo terror e pelos tremores", e chamei pelos homens que me haviam conduzido a esse lugar, eu havia confiado neles, e com eles estive diante da face do Senhor.
 E Gabriel pegou-me como a uma folha que é apanhada pelo vento e colocou-me diante da face do Senhor.
 E eu vi o oitavo céu, que é chamado na língua hebraica de Mazzolot (2), o que muda as estações, a seca e a umidade e os doze signos do zodíaco, que estão acima do sétimo céu.
 E eu vi o nono céu, que é chamado em hebraico Kuchavim (3), onde estão as casas celestes dos doze signos do zodíaco.

(1) Sabaoth - Senhor dos Exércitos.
      Sabaoth, The Lord of,. occurs in ( Romans 9:29 ; James 5:4 ) but is more familiar through its occurrence in the Sanctus of Te Deum --"Holy, holy, holy, Lord God of Sabaoth." Sabaoth is the Greek form of the Hebrew word tsebaoth "armies," and is translated in the Authorized Version of the Old Testament by "Lord of hosts,"

(2) As doze tribos de Israel, fundadas nos filhos de Jacó, estão ligadas ao zodíaco
(Mazzolot em hebraico) através de um pronunciamento divino de que eles são os Escolhidos do Altíssimo. 
(3) O livro de Enoque fala do nono céu, no hebraico Kuchavim, onde estão as doze constelações do círculo do zodíaco. Israel deveria ser uma imagem do céu onde todas as operações dos poderes que governam e trabalham nos céus deveriam ser reproduzidas na Terra. As doze tribos governavam todo o círculo da terra de Sião, cada uma nas suas respectivas partes; da mesma maneira que cada uma das doze partes do círculo do zodíaco era governada por sua própria constelação. 
Em Gênesis 49 as palavras de Jacó, ao morrer, a seus filhos, atribuem até mesmo o futuro a cada filho, tal como se expressa na sabedoria do zodíaco (4). 
As bandeiras das tribos de Israel mostravam os nomes dos signos do zodíaco. Além disso, Urim e Thummim (5) e as doze asas do querubim tinham referências a esses sinais. Rubem era o Homem do signo Aquário; Gêmeos, os gêmeos, representavam Simeão e Levi; e Judá era Leão, o leão, refletindo a antiga crença de que a estrela Regulus, o "Pequeno Rei" (Leo) dominava os assuntos do céu e o Leão de Judá abaixo era era para governar os assuntos da terra.  
Alguns desses sinais aparecem no livro de Apocalipse no qual o futuro é dito em termos do zodíaco: o leão, o bezerro, o homem e a águia são as quatro brilhantes "Estrelas Guardiãs", Regulus, Aldebaran, Fomalhaut e Antares, que formam uma cruz no céu, sendo três constelações separadas no círculo das doze, também chamadas de estrelas arcanjos e observadoras.
No Apocalipse, as quatro bestas eram o Homem, Águia, Bezerro e Leão: marcando os quatro pontos direcionais do zodíaco.



(4) Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros;
Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel vosso pai.
Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder.
Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.
Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.
No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.
Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel.
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.
Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.
Zebulom habitará no porto dos mares, e será como porto dos navios, e o seu termo será para Sidom.
Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.
Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.
Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.
A tua salvação espero, ó Senhor!
Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por fim.
De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais.
Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas.
José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.
Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram.
O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel).
Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.
As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos.
Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo.
Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção.
Gênesis 49:1-28

(5)Urim e Tumim  (do hebraico: אורים ותמים, luzes e perfeições)
De acordo com a visão judaica, Urim e Tumim são objetos associados com o hoshen (peitoral do sumo sacerdote), remontam ao Sumo Sacerdote de Israel.  
Eram usados para determinar a vontade divina quando questões de importância nacional necessitavam duma resposta do Altíssimo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário