sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Quem poderia suportar essa dor infinita?

A piedosa admoestação de Enoque aos seus filhos, com lágrimas e grandes lamentos enquanto ele falava.



1 Oh meus filhos, meus amados, ouvi as admoestações de vosso pai, pois essa é a vontade do Senhor.

2 Foi-me concedido estar convosco para vos anunciar, não de meus lábios, mas dos lábios do Senhor, tudo que é e que foi e tudo que é agora, e tudo que será até o dia do julgamento.

3 Pois o Senhor permitiu que eu viesse até vós, portanto, ouvi as palavras de meus lábios, mas sou aquele que viu 

a face do Senhor, e como o ferro no fogo, ela lança centelhas que queimam.


4 Vós olhais meus olhos agora, os olhos de um homem que para vós é grande, mas vi 

os olhos do Senhor, brilhando como os raios do sol e enchendo os olhos do homem com terror.



5 Meus filhos, vós vedes a mão direita de um homem que vos auxilia, mas eu vi 
a mão direita do Senhor preenchendo todo o céu quando ele me ajudou.


6 Vós vedes a extensão da minha obra da mesma forma que vedes a vossa, mas eu vi 

a extensão ilimitada e perfeita da obra do Senhor.


7 Vós ouvis as palavras da minha boca, da mesma forma que eu ouvi 
as palavras do Senhor, parecendo-se a um trovão violento e incessante, como nuvens que se arremessam umas contra as outras.


8 Agora, ouvi as declarações do pai da terra. 


E sabeis quão temível é apresentar-se diante do governante da terra. 


Pensai quão terrível e impressionante é apresentar-se diante do governante do céu, 


o senhor dos vivos e dos mortos, e das hostes celestiais. 


Quem poderia suportar essa dor infinita?




Não pode haver nada mais lindo do que as palavras de Enoque para descrever a Presença de Deus., a Face de DeusSe os seres humanos tivessem a mínima percepção do significado da existência de Deus, ainda que em um fiapo de pensamento dentro de sua mente, não haveria essa dúvida, esse distanciamento da Sua presença, pois aquele que a Ele pertence não nega sua origem, não se assemelha a outra coisa, não se afasta do caminho de Sua luz, sua fonte primordial. Como fruto que não nega a árvore à qual pertence, não precisa ser julgado. 






Metatron aparece no livro hebraico Merkabah de Enoch, também chamado 3 Enoch ou Sefer Hekhalot (Livro dos Palácios Celestiais). O livro descreve o elo entre Enoch, filho de Jared (bisavô de Noé) e sua transformação no anjo Metatron. Seu grande título "o YHVH menor" ressurge e o nome Metatron é numericamente equivalente a Shaddai (Deus) em gematria hebraica; portanto, ele diz ter um "Nome como seu Mestre".
 "Ele [o Santo] ... me chamou," O Menor YHVH "na presença de toda a sua família no alto, como está escrito:" Meu nome está nele "(12: 5). 3 Enoch apresenta Metatron de duas maneiras: como um anjo primordial e como a transformação de Enoque, depois que ele foi levado ao Céu.

E Enoque caminhou com Deus; e ele não estava; porque Deus o levou. [Gênesis 5:24 KJV.]


Este Enoque, cuja carne se transformou em chamas, suas veias como fogo, seus cílios como relâmpagos, suas bolas oculares como tochas flamejantes e quem Deus colocou em um trono ao lado do trono da glória, recebeu depois desta transformação celestial  o nome Metatron.


O Zohar identifica Metatron como o anjo que levou o povo de Israel pelo deserto depois do êxodo do Egito (Êxodo 23:21) e descreve-o como sacerdote celestial. Na última ectática Kabbalah Metatron é uma figura messiânica.



O Livro das Parábolas apresenta duas figuras: o filho do homem e Enoque. No começo, esses dois caracteres parecem ser entidades separadas: Enoch vê o filho do homem entronizado no céu. Mais tarde, no entanto, eles provam ser um e o mesmo. Muitos estudiosos acreditam serem os capítulos finais do Livro das Parábolas uma adição posterior, enquanto outros pensam que o filho do homem é o duplo celestial de Enoque, semelhante à Oração de José, onde Jacob é retratado como um anjo. O Livro de Daniel mostra dois personagens semelhantes: o Antigo dos Dias e um como um homem mas, como partes do texto em Daniel são aramaicas, podem ter sido alteradas na tradução. as traduções são outro empecilho em nosso caminho até a verdade.


A identificação de Metatron com Enoch não é explicitamente feita no Talmud, embora ele faça referência a um Príncipe do Mundo que era jovem, mas agora é velho. No entanto, alguns dos cabalistas mais antigos assumiram a conexão. Também parece haver dois Metatrons, um escrito com seis letras (מטטרון), e um escrito com sete (מיטטרון). O primeiro pode ser Enoch transformado, o Príncipe da Presença, no palácio divino; o último, o Metatron Primordial, uma emanação da "Causa das Causas", especificamente a décima e última emanação, identificada com a Presença Divina terrena. O texto de Merkabah Re 'uyot Yehezkel identifica o Antigo dos Dias (Ancião de Dias) do Livro de Daniel como Metatron. A Septuaginta passa a mensagem que o filho do homem veio como o Antigo dos Dias (Ancião de Dias).



O Talmud relata que Elisha ben Abuyah (um rabino e autoridade religiosa judaica nascida em Jerusalém antes de 70 aC), também chamado Acher (אחר, "outro", pois tornou-se um apóstata), entrou no Paraíso e viu Metatron sentado (uma ação que não é feita na Presença de Deus). Ele, então, olhou para Metatron como deidade e disse: "Há realmente dois poderes no céu!" , acreditando que Metatron fosse um deus. Diante disso o arcanjo teria humildemente recebido  60 golpes de bastão de fogo, para provar que não era Deus.


Metatron é descrito por adeptos do cristianismo místico como o mais alto dos anjos tendo de 2,5 a 4 metros, e uma figura bastante imponente, com 72 asas, em 12 pares de 6, e um número incontável de olhos, necessários para executar sua grandiosa tarefa de velar pelo mundo todo, pois é tido como guarda universal e mantenedor do Universo.




Plantas e flores à margem do caminho (a considerar):




A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre... Isaías 40:8.




"Que seja sua vontade que o som desta trombeta chegue ao tabernáculo de Elohim, através do nosso delegado Tartiel, cujo nome Elias - bendita seja sua memória - lhe foi dado, e através de Yeshua,

o Príncipe dos Rostos (em hebraico, Sar ha-Panim) e do Príncipe Metatron, essa graça seja nossa.    Bendito sejas tu, Senhor da graça ".


O nome "Yeshua"aparece nesta oração em sua forma judaica, o que significa" salvador ou salvação ".


(Na verdade, eu ainda não encontrei esse texto, embora não pare de procurá-lo. Tenho, sim, encontrado várias referências a ele e preciso encontrá-lo para tirar minhas próprias conclusões.)



 O ex rabino-chefe de Estocolmo, Professor Gottlieb Klein (1852-1914), em uma obra publicada em 1898, mostra as principais características de Metatron, apresentado na literatura judaica: "Metatron é a pessoa mais próxima de Elohim, servindo-o; por um lado, ele é seu confidente e delegado, por outro lado, ele é o representante de Israel diante de Elohim ... Metatron também é conhecido como Sar ha-Panîm, o "Príncipe do rosto" ou simplesmente "o Príncipe", e fica mais perto de Elohim (penim). O valor numérico de "Metatron" é o mesmo que o de Shaddai, "o Todo-Poderoso". Portanto, ele é um delegado do Omnipotente. Shaddai (10 + 4 + 300) = 314 e Metatron (50 + 6 + 200 + 9 + 9 + 40) = 314. "O professor Klein também discorre sobre o fato de que, no judaísmo, Metatron é freqüentemente identificado com a Palavra ou Logos, e mostra que existem cinco desses intermediários no Talmud:

 1. Metatron.

 2. A Palavra de HaShem, Mimra.

 3. A glória visível de Elohim, Shechinah.

 4. O Espírito Santo de Elohim, Rûah. Ha Qôdesh.

 5. a Voz do Céu, Bath Qôl.

Metatron trabalha principalmente como um intercessor na oração.

O Talmud diz que os anjos só entendem o hebraico.


O professor Gottlieb Klein identificou Metatron como um epíteto para o Messias, como "Mimra" ou "Palavra" de Yahweh. Na opinião de Klein, foi precisamente essa palavra aramaica que deu base à crença de que Cristo é "a Palavra ou o Logos de Deus que tornou-se carne".


O filósofo judeu Philo, que viveu na época de Jesus, considerou o Logos como o delegado de Deus, o seu emissário e o anjo que "reza como Sumo Sacerdote diante de Deus em nome do mundo".


Somente Metatron, o defensor de Israel, pode se aproximar do trono de Elohim para registrar as boas obras de Israel nos livros.

Quando a arca da aliança de Israel estava sendo construída, o Anjos foram encarregados de construir uma habitação no céu para "o jovem cujo nome é Metatron, uma morada à qual ele trará a Elohim as almas justas para expiar o pecado de Israel durante o cativeiro".


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. (João 1: 1-5) (Yoanan 1: 1-5)






 A Palavra traduzida como "Verbo" é a palavra grega "Logos", que significa: palavra, algo dito, ordem, palavra falada por Deus ou por alguém. O que o apóstolo João tinha em mente ao se referir a Yeshua como a Palavra dentro da tradição hebraica? A idéia da pré-existência da palavra criadora de Deus é encontrada no Tanak (Bíblia).

Na tradução aramaica das Escrituras, os Targum, há uma palavra (aramaica) usada para descrever a palavra criadora de Deus:"Mimra". O conceito desta palavra está associado a Deus e suas diferentes manifestações, aparecendo mais de 596 vezes nos Targum. No entanto, não aparece uma única vez no Talmud.


Quando a palavra "Logos" começou a circular no cristianismo, os rabinos evitaram mencionar a palavra "Mimra" e até mesmo proibiram isso em seus escritos. O rabino Gottlieb Klein, líder dos rabinos na Suécia, que era amigo de líderes cristãos, e que escreveu sobre o início do cristianismo à luz de fontes judaicas, diz que era exatamente essa palavra aramaica "Mimra" que deu base à crença de que Yeshua é "A palavra ou Logos de Deus feito carne".





Por tudo isso, podemos entender o que João quis dizer com o Verbo, "Logos", a palavra criadora de Deus, o "Mimra", existia no "princípio". "Através dele, todas as coisas foram criadas".



Yeshua - Na Bíblia hebraica a ortografia é usada uma vez em relação a Josué (Yehoshua), filho de Nun, mas, também, é empregado em relação a Josué, sacerdote no tempo de Esdras. O nome é considerado por muitos como sendo o nome hebraico ou aramaico de "Jesus". Neste sentido o nome é usado principalmente pelos cristãos em Israel, e na tradução hebraica do Novo Testamento, como uma alternativa para a ortografia Yeshu ha Notzri utilizada pelos rabinos. Em outros países Yeshua é usado principalmente pelos judeus-messiânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário